Como cultivar o sucesso

O que significa sucesso?

Antes de aprender como cultivar o sucesso, precisamos primeiro entender o que ele significa.

No dicionário, sucesso, quer dizer aquilo que sucede alguém, acontecimento, fato, uma ocorrência; não faz muito sentido, não é verdade? Portanto, quando perguntamos às pessoas sobre o que significa sucesso para elas, temos as seguintes respostas: ter êxito em alguma coisa; ter um resultado feliz em algo; conseguir chegar ao fim de uma empreitada ou alcançar objetivos na vida.

Agora sim faz mais sentido, porém, ainda está muito vago, vamos nos aprofundar um pouco mais.

Percebemos que as pessoas têm conceitos diferentes em relação ao que cada um pensa sobre sucesso, no entanto existe algo em comum nessa percepção, o resultado é sempre a conquista de um objetivo (propósito).

Como já percebemos, o sucesso depende de um objetivo para se manifestar em nossa vida, e é justamente por isso que temos visões diferentes em relação a ele, pois, apesar de pertencermos à mesma espécie, temos objetivos, crenças e desejos que são únicos em cada um de nós. Alguns ligam sucesso ao dinheiro, outros aos relacionamentos, aos negócios, à vida amorosa ou ao simples fato de alcançar a paz interior. Mas, é comum que muitos digam que não somos capazes de alcançar o sucesso simultâneo em todas as áreas ao mesmo tempo. Será que isso é verdade? Espero que não. Prefiro acreditar que não só somos capazes, como temos a obrigação de buscar a realização plena em todos os setores de nossas vidas. E como fazer isso? Aprendendo que o sucesso não depende apenas da sorte (como alguns pensam), nós podemos e devemos cultivá-lo.

Qual sua importância em nossa vida?

Vejamos bem, se o sucesso está relacionado a alcançar objetivos, quando desejamos alcançá-lo, precisamos primeiro adquirir a consciência de quais são nossos propósitos, nossa verdadeira missão. 

Eu acredito que só exista uma maneira de fazer isso, de forma verdadeira e sincera: buscando o que realmente é importante dentro de cada um de nós. Só você será capaz de descobrir quais são as coisas que mais dão sentido à sua vida! 

Entenda: ninguém será capaz de fazer isso por você.

Somente seremos capazes de saber se alcançamos o sucesso se estabelecermos um objetivo definido a ser alcançado, pois, se não for assim, nunca vamos conseguir medir se tivemos êxito em nossa empreitada. Como vamos alcançar a meta, se ela não for determinada? É preciso estabelecer um alvo, para que você possa acertá-lo.

Vamos tomar um exemplo para entendermos melhor essa situação.

Suponhamos que você está 10 kg acima do peso ideal, e, como esperado, já consegue perceber os impactos negativos em sua saúde, incluindo dificuldades com tarefas cotidianas. Você tem consciência do que precisa fazer, mas por vários motivos, não consegue mudar essa realidade. Vamos pensar! Não é uma tarefa muito fácil. Os hábitos alimentares e a falta de atividades físicas já são companheiros (inclusive, péssimos companheiros) há longa data. Devemos nos lembrar que não se ganha 10 kg da noite para o dia. Então, a primeira coisa a se fazer é reconhecer, com humildade e sinceridade, que você está no caminho errado. Sem essa autoconsciência a mudança não acontece. 

Depois disso, é produtivo avaliar quais hábitos te trouxeram a esse ponto. Na rota que vamos traçar, saber o que não funciona também é uma estratégia para evoluir e não retornar aos padrões antigos.

Ao terminar essa autoavaliação (principalmente do aspecto mental), é necessário estabelecer um objetivo. A ação que você vai executar precisa de um prazo determinado (por exemplo, perder 2kg em um mês) e, logo em seguida, é hora de montar um plano de ação:

Você pode procurar um(a) nutricionista, começar a fazer atividades físicas, beber mais água, seguir pessoas que te inspirem nas redes sociais, aprender receitas gostosas e nutritivas (que te satisfaça sem ter que sair da dieta), pesquisar sobre essa área e se tornar consciente do processo (para entender alguns sintomas que podem surgir), entre outros. Em suma, é importante se munir para alcançar o marco que você deseja. 

Citamos esse exemplo por questões de entendimento, porém, basta adaptá-lo para outros setores da nossa vida, o adequando ao que você deseja realizar.

Seja determinado

Quando as pessoas ao seu redor perceberem que você está realmente disposto(a), a mudar, muitos vão criticar suas atitudes, inclusive os que você mais ama. 

Às vezes serão motivadas por sentimentos de proteção e medo, outras vezes por inveja. Eles vão dizer que a vida é curta e não faz sentido se privar do que gosta, afinal, o futuro a Deus pertence. Porém, o que importa é que você não permita que esses sentimentos sejam espelhados em você. Lembre-se: Deus já fez mais que o necessário por você, então se esforce para honrar o Seu Pai sendo um filho/servo em melhoria constante. 

Vou relembrar (para deixar bem gravado) que somente você é capaz de saber o que realmente é importante para sua vida, e quanto ao futuro, você só consegue mudá-lo, para melhor ou pior, através das decisões (atitudes) que você toma no presente, ou seja, agora.

Só pra reforçar: TENHA UM OBJETIVO DEFINIDO. Corra atrás dele. Não permita que ninguém te desanime. Você é responsável pela sua vida. 

Sucesso X Fama

Para sermos capazes de cultivar o sucesso em nossas vidas, precisamos separar alguns conceitos que costumam se confundir no decorrer da história. 

Já entendemos que o sucesso está ligado a uma realização pessoal, um objetivo definido por nós em uma ou mais áreas a qual pretendemos evoluir.

No entanto, muitos se enganam acreditando que o verdadeiro sucesso ocorre através da fama, sendo que, na maioria dos casos, não é isso que acontece. 

Vamos entender um pouco mais sobre isso.

Significado de Fama

Conceito formado sobre algo ou alguém; reputação, renome, celebridade.

Condição do que é muito conhecido publicamente: tua fama te precede!

[Por Extensão] Notícia sem comprovação ou inventada; boato.

Já vimos o significado de fama no dicionário. Mas o que a maioria das pessoas pensam sobre isso, qual o conceito de fama para elas? 

Muitos pensam que sucesso e fama são a mesma coisa ou, no mínimo, estão intimamente interligados. Mas será que isso faz sentido? Todos estão buscando se destacar dentre os demais só para obter admiração social? 

E você, está buscando fama ou sucesso em sua vida?

Fama, na maioria das vezes, está ligada ao reconhecimento por se destacar dos seus semelhantes ou, como diziam os radialistas em um passado não muito distante, querendo chegar “ao topo das paradas do sucesso”.

Calma aí! Deixe-me raciocinar! Fama e sucesso são sinônimos ou não? 

E a resposta que me parece mais sensata é: depende. 

Geralmente, mesmo sem perceber, quem está buscando fama quer na verdade chamar a atenção da sociedade ou, pelo menos, das pessoas ao seu redor, já que acreditam que a visibilidade pode trazer algum valor extraordinário para suas vidas, muitas vezes sendo usada apenas para alimentar o próprio ego. 

Precisamos tomar cuidado. Já percebemos que conquistar o sucesso está relacionado a conquista de objetivos que são realmente importantes para nós, certo? Se um dos seus propósitos for a busca por visibilidade, então fama e sucesso vão andar juntos. Agora, sem via de regra, a fama pode ser alcançada devido a um projeto bem sucedido, sem que essa fosse a principal intenção. 

Engraçado isso, não é? 

O que nos resta é entender se estamos buscando fama ou se desejamos conquistar algo que faz sentido para nós, dedicando nossos esforços em prol de algo maior e melhor.

Cuidado com o que deseja para não alimentar seu ego

Se você está apenas buscando fama, reconhecimento e admiração social, pode ser que se engane acreditando que ser aplaudido por um grande número de pessoas irá resolver todos os seus problemas. Nem sempre isso acontece, podendo até ter um efeito contrário desse. 

Se pararmos um pouco para refletir, vamos perceber que não faltam histórias de artistas famosos com sérios problemas relacionados ao álcool, às drogas e aos relacionamentos conflituosos. Muitas dessas celebridades vivem como consequência de sua notoriedade uma agonizante insatisfação, até mesmo acarretando em profundas depressões. 

Por isso, precisamos ser criteriosos ao compreender nossos objetivos, já que, na maior parte das vezes, o que realmente importa está ligado à nossa essência, tornando o sucesso algo que acontece através de coisas simples e verdadeiras que agregam um sincero valor para nós.

Não me entendam errado. Minha intenção não é proclamar que a busca pela fama é algo reprovável ou desastroso. Nada disso! Na verdade, como estamos tentando entender como cultivar o sucesso em nossas vidas, só quero lembrá-lo de que precisamos tomar cuidado com o que realmente queremos conquistar, para não nos sentirmos infelizes com os resultados alcançados e nos frustrarmos depois de uma desgastante concentração massiva de nossos esforços.

Não me parece bom dedicar foco, tempo e disciplina para alcançar um objetivo que na verdade não está alinhado com o que realmente importa para você. 

Mas, se você considera a fama algo importante, que te tornará realizado como pessoa, não há nada de errado em buscar reconhecimento ou visibilidade. 

Aproveite o conhecimento compartilhado aqui e não tenha medo de ser feliz! Nosso incentivo é que você vá em busca daquilo que acredita e encontre aquilo que te fará realizado.

A Influência da Internet Nos Objetivos

Vivemos hoje o auge da tecnologia digital e a internet se tornou o ambiente onde tudo acontece. Todos que desejarem podem ter seus momentos de “fama” com apenas alguns clicks. 

O acesso às redes sociais faz parte da realidade da maioria. Temos informações e notícias sobre tudo e o tempo todo, tudo isso na palma da nossa mão, literalmente.

Mas como a tecnologia digital influencia na nossa busca por sucesso? Ela ajuda ou atrapalha na conquista de nossos objetivos? 

Assim como respondemos outra pergunta anteriormente, essa também merece a mesma consideração. Novamente me parece que a resposta mais sensata é: depende.

Apesar de a tecnologia digital trazer consigo incontáveis benefícios e uma praticidade como nunca houve antes na história, precisamos tomar cuidado ao utilizá-la, para que não traga areia para os nossos planos. 

O que? Como assim?

Justamente por conta do fácil acesso a uma quantidade excessiva de informações, nunca seremos capazes de processar e assimilar tudo que acontece e, pior ainda, no tempo que acontece. 

Também existe um outro agravante que muitos parecem não perceber: assim como o álcool e as drogas, a internet tem uma capacidade extraordinária em viciar pessoas, podendo resultar em vários transtornos psicológicos caso não seja usada com moderação e sabedoria. Não é por acaso que todos esses são chamados de usuários.

A dura realidade que vivemos é de pessoas dependentes de um aparelho conectado constantemente nas redes sociais, julgando impossível a sobrevivência sem essa tecnologia. E é claramente notável os danos provocados a partir dessa dependência.

Mas por que o cenário virtual é tão atrativo?

Nas redes sociais, o que vemos é, na maioria das vezes, o quanto os outros estão vivendo intensamente o lado bom da vida, sempre fazendo viagens magníficas, adquirindo bens valiosos, atingindo um corpo perfeito e desfrutando de uma estabilidade magnífica. Isso nos deixa a impressão que tudo acontece de forma fácil, rápida e divertida, escondendo as dificuldades e os obstáculos que tiveram que ser enfrentados para atingir um patamar admirável. 

Certo. Mas qual o problema nisso? 

O problema é que quando buscarmos nossas realizações, nós não as alcançaremos sem aprender a superar os desafios que o caminho nos impõe – e que bom! Na verdadeira busca por sucesso, os obstáculos do caminho agregam muito mais valor nas nossas vidas do que a conquista do objetivo em si, que nada mais é que o resultado da nossa dedicação, resiliência e capacidade de superar as dificuldades. 

Não podemos nos deixar levar por essa ilusão do “milagre digital”, onde tudo acontece de forma prática e quase sem esforço, afinal, não é bem assim que a banda toca. O ideal é aprendermos a usar todo esse aparato tecnológico a nosso favor. Usando a Tecnologia Digital (redes sociais, eficiência da comunicação, acesso a informações) com bom senso e responsabilidade, ela pode nos ajudar (e muito) a alcançar nossos objetivos, trazendo diversos benefícios e se tornando uma ferramenta útil e poderosa para que possamos realizar nossos desejos. Para isso, basta aprendermos a filtrar conteúdos que estão alinhados e agregam valor aos nossos propósitos e utilizá-los com inteligência na condução dos projetos mais importantes. 

É importante reforçar sempre que o uso excessivo pode trazer graves prejuízos a nossa saúde mental (emocional), se tornando um problema e não um instrumento útil para nós. Por isso, a palavra-chave é MODERAÇÃO.

Descubra qual é sua Missão

Quando falamos ou pensamos em sucesso, somos tentados a imaginar pessoas com muitos recursos financeiros, tempo livre para fazer o que bem entender, ir para onde quiser, no momento que desejar. Ou ainda, como já comentamos, pensamos em figuras com muita visibilidade, reconhecidas pelos seus incríveis feitos e por isso conquistaram fama e dinheiro. 

Bom, pode não ser uma visão exatamente errada, mas será que esse é o único caminho?

Sinceramente, espero que não, pois, se assim fosse, o número de pessoas frustradas seria ainda maior.

Apesar de não ser uma tarefa tão simples assim, vamos ter que compreender o que realmente é importante para nós. Muitas vezes, desejamos seguir alguns caminhos por influência do ambiente em que vivemos ou baseados nos exemplos de pessoas que admiramos. Por vezes ainda escolhemos o que fazer pensando somente no quanto de dinheiro vai trazer para nossas vidas.

Principalmente quando somos mais jovens, tendemos a buscar caminhos que nos trazem recompensas materiais e visibilidade. A partir disso, identificamos um dos motivos do tamanho sucesso da mídia. Quando não sabemos qual é o nosso verdadeiro propósito de vida – o que dá sentido aos nossos dias de passagem aqui na terra – somos como um barco sem leme em alto mar, onde o vento sempre muda nossa direção, não nos deixando chegar a lugar nenhum.

Nosso propósito precisa estar conectado à nossa essência, assim teremos clareza de onde queremos chegar e desenvolveremos a capacidade de traçar uma rota segura e mais previsível. 

Devemos ter em mente que não só podemos como também devemos nos inspirar em pessoas que obtiveram êxito em seus propósitos, entretanto, devemos entender que só chegaremos a algum lugar se soubermos o que de fato é importante para nós, afinal, pela minha experiência, os sucessos duradouros e consistentes acontecem dessa forma.

Se ficarmos como macacos, pulando de galho em galho, dificilmente seremos bem sucedidos em uma área específica e, para completar, ainda corremos um risco considerável de nos estabacar no chão, nos colocando em uma situação desconfortável e constrangedora. 

O que fazer, então? Reflexão. Reflexão. Reflexão.

Como já citamos algumas vezes, só existe um lugar onde você encontrará o que realmente dá sentido a sua vida: dentro de você. Aprenda a se conectar consigo mesmo através da reflexão, meditação e/ou da oração. Somente assim seremos capazes de saber qual nosso verdadeiro propósito, nossa missão. Quando, depois de desenvolvido o autoconhecimento, você entender onde quer chegar, trace planos, crie estratégias e… mãos à obra! Começar a agir é uma etapa que precisa acontecer. É desconfortável, mas sem ação os objetivos se tornam decepção. Coloque suas ideias em prática e, se perceber que está no caminho errado, apenas mude os planos, mas mantenha o propósito. Tudo bem mudar a rota, contanto que o destino não seja alterado. 

Tenha em mente que não importa o quanto você precise batalhar, se dedicar e recomeçar, se for necessário. Mesmo que tenhamos que buscar por algo a vida toda, se permanecermos na batalha por nossos objetivos, então teremos alcançado o sucesso. Parece estranho, mas a jornada é quem guarda o verdadeiro sentido. 

No seu livro “Quem Pensa Enriquece” (mais de 100 milhões de cópias vendidas mundialmente), Napoleon Hill nos alerta que só fracassa aquele que desiste de lutar por seus objetivos. 

Vá à luta! Arregace as mangas e busque aquilo que você acredita.

Quando se sentir cansado, desanimado e sem esperanças, pare. Descanse. Se afaste um pouco. Reflita novamente sobre onde quer chegar. Dialogue com o Criador. Se reconecte consigo e se veja como parte de algo muito maior. Assim, estará pronto para voltar à batalha.

Não se iluda pensando que tudo será fácil e tranquilo, vão surgir dificuldades, críticas e decepções no caminho, mas é justamente nesses momentos que temos a oportunidade de desenvolver novas habilidades e nos tornamos seres humanos melhores.

“Se o seu único objetivo na vida é ser rico, você nunca o alcançará”

John D. Rockefeller

Deixe um comentário